​​Primeiro passo: ter seu material fotográfico para divulgação
 

O ideal é procurar uma agência com profissional especializados, mas se você não tem condições veja aqui algumas dicas que poderão ajudar você

Fotos, Book e Composite: sabia que é possível você mesmo fazer o seu ? 

Antes de procurar uma agência, saiba que a primeira coisa que terá que providenciar são suas fotos para confecção de um book e também montagem de seus composites. Só com material fotográfico é possível uma agência divulgar seu perfil para os contratantes. Mas afinal de contas, o que significa tudo isso? 
Parece complicado mas é muito simples: O book não é nada mais, nada menos do que uma sessão de fotos de qualidade, geralmente feita em estúdio e com qualidade profissional. Antigamente era um álbum impresso que ficava na agência para divulgação do agenciado, hoje é digital e pode ser divulgado através de e-mail ou web-site da própria agência. O composite é uma composição das 3 melhores fotos junto com as medidas e contato do modelo. O composite é o material mais utilizado na grande maioria de agências, produtoras e profissionais da área. Caso você faça as fotos fora da agência ela deverá ser acompanhada de um contrato de cessão de direito autoral onde o

fotografo autor das imagens cede o direito autoral sobre a obra em favor da agência. Clique aqui e veja um modelo de contrato de direito autoral de fotografia que é utilizado para esse fim

​​Dicas para fotografar e ser fotografado 
 

Para fazer seu book, o ideal é procurar ajuda de fotógrafos profissionais ou uma agência de modelos, mas se você não tem outra opção, veja essas dicas:

A luz é fundamental. Portanto, saiba de onde ela vem. Não deixe que a iluminem do alto ou por baixo. A luz deve brilhar diretamente sobre seu rosto. Evite sombras.

Aprenda quais são seus melhores ângulos: treine nas máquinas de fotos instantâneas ou digitais. Jogue os ombros para trás. Incline ligeiramente rosto e pescoço para alongá-los.
Olhe firmemente para a lente da câmera, tenha sempre a boca entreaberta, ela parecerá mais cheia. E lembre-se: ninguém fica feio sorrindo".

 

Veja essas dicas de  Constanza PascolatoDicas de Karen Lee, diretora da agência de modelos Elite (EUA)

• 1. Foque seus olhos um pouquinho acima das lentes e mova o rosto um pouco para a frente, e o queixo, para baixo.
• 2. Coloque a língua atrás dos dentes e sorria. Isso vai deixar seu rosto relaxado.
• 3. Mantenha seus braços ao longo do corpo, mas não colados a ele.
• 4. Fotos exageram tudo, por isso vá com calma na maquiagem. Às mulheres abaixo dos 30, recomenda-se um rímel e gloss; acima disso, um pouco de corretivo.
• 5. Pratique uma pose clássica: vire para o lado e deixe uma perna na frente da outra. O seu ombro estará na direção do fotógrafo. Alongue o rosto.
• 6. Para fotos em pé: barriga e bumbum para dentro, ombros para trás e coluna reta.
• 7. Analise pessoas fotogênicas e algumas fotos em que você acha que saiu melhor. Encontre o seu melhor ângulo. Você provavelmente estará sorrindo ou se divertindo. Fotografar pessoas relaxadas ou animadas geralmente traz resultados melhores.
• 8. Para se sentir à vontade, tente fechar os olhos e só abri-los momentos antes de tirar a foto.